A Importância do Louvor na Vida do Cristão

A Importância do Louvor na Vida do Cristão

Por Elias Nunes.

Graça e Paz, querido leitor. No artigo de hoje, gostaria de te convidar a refletir sobre algo extremamente importante na vida do cristão que é o louvor.

A Importância do Louvor na Vida do Cristão

Para começar a reflexão leia, Salmos 92:1-5:

“Bom é louvar ao SENHOR, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; Para de manhã anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade; Sobre um instrumento de dez cordas, e sobre o saltério; sobre a harpa com som solene. Pois tu, Senhor, me alegraste pelos teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos. Quão grandes são, Senhor, as tuas obras! Mui profundos são os teus pensamentos.”

Se você for capaz de colocar seu coração no entendimento desses versículos, perceberá quão grande e maravilhoso isso é. A motivação de Davi para Louvar ao Senhor não depende de nada mais que perceber como o Senhor é grande e maravilhoso para conosco.

É comum ver que muitas pessoas, erroneamente, consideram o período de Louvor menos importante que o período de pregação. A maioria das congregações divide o culto nesses dois momentos. Mas não é difícil perceber que, infelizmente, existem congregações onde alguns irmãos ficam fora da igreja ou já chegam no culto depois do período de louvor, não dando a devida importância a isso.

Mas vejam a postura de Davi. Ele percebe a grandeza e benignidade das obras do Senhor. E por isso ele o louva pela manhã e TODAS AS NOITES. Por isso, é possível perceber que o louvor não é algo de segunda importância na vida do cristão, o louvor é parte do dia a dia.

Mas perceba querido leitor, não existe uma obrigação em Davi. Ele não louva todos os dias porque o pastor da igreja dele disse que deve ser feito. Ele não louva todos os dias para mostrar aos irmãos que ele faz isso. Ele louva todos os dias por esse motivo: “Pois tu, Senhor, me alegraste pelos teus feitos”.

Isso é puro, genuíno! A alegria que enche a alma de Davi pela grandeza do Senhor o faz desejar louvar pela manhã e todas as noites. Portanto, tanto o período de louvor na igreja, como durante sua vida diária de comunhão com Deus, o louvor não é trivial. Louvar é parte constante do cristão que entende a grandeza do seu Deus.

Visto esse ponto da importância do louvor, gostaria de leva-lo a refletir, também, sobre outro aspecto.

Muitos dizem que você pode cantar de qualquer jeito e que Deus só se importa com o desejo do coração. Mas uma das coisas sobre a grandeza de Deus em nossas vidas é que ele nos capacita a cada dia em todas as áreas de nossas vidas. Seja no colégio, na faculdade, no trabalho, somos capazes de aprender coisas novas todos os dias.

Mas independentemente dessa discussão específica, vamos voltar e ver como Davi se comportava nesse sentido.

Sobre um instrumento de dez cordas, e sobre o saltério; sobre a harpa com som solene.

Vejamos alguns significados da palavra solene no nosso dicionário:

  • “Que se celebra com pompa e suntuosidade. Que se realiza com pompa; majestoso, pomposo.
  • Que tem aparência respeitosa ou nobre; imponente. Que revela importância ou seriedade; circunspecto, sério.”

Portanto, Davi não louvava de qualquer maneira. Justamente por saber a grandeza do nosso Senhor que é digno de todo louvor e também é digno de toda nossa dedicação para que não entreguemos um louvor de qualquer maneira, sem preparo.

Portanto, você pode se aprimorar em qualquer área musical. Muitos vão escolher aprender um instrumento, como Davi cita um instrumento de dez cordas, o saltério e a harpa que são instrumentos extremamente difíceis de se aprender a tocar.

Ou você pode aprender a usar um instrumento musical que Deus deu a todos que é a voz. Ao contrário do que muitos pensam, cantar não é tão trivial quando abrir a boca e emitir sons aleatórios. Cantar exige técnica, dedicação e muita prática para conseguir cantar com afinação, com potência vocal e bom volume.

Muitos irmãos praticam canto desde criança e isso é determinante para que cantem bem, mas quem não tem essa facilidade pode aprender a cantar fazendo aulas de canto, tanto com os irmãos que já sabem cantar na igreja, ou mesmo num curso de canto mais completo na internet.

O irmão Matt Merker fez um artigo muito bom sobre o tema, e complementa esse artigo, você pode ler nesse link. O texto está em inglês, mas você consegue ler usando o tradutor automático do Google Chrome.

Portanto amados irmãos, se Deus vai aceitar o seu louvor de qualquer forma, cantando baixo para dentro e desafinado, eu não posso dizer. Só Ele em Sua Onisciência e Bondade. Mas você pode oferecer o melhor em você para Ele? Você pode ofertar um louvor solene como fazia Davi, simplesmente por nosso Senhor ser tão grande e maravilhoso e nos alegrar com suas obras em nossas vidas. Então faça isso!

 

Sobre o Elias Nunes

Cristão, administrador e entusiasta de teoria musical. Idealizador do site Cursos de Canto, que publica conteúdos sobre técnica vocal, dicas de canto, reviews de cursos e equipamentos para cantores.

Posted in louvor e adoração and tagged , .