Por Que Todo Cristão Deveria estudar a Teologi

Por Que Todo Cristão Deveria estudar Teologia – 5 Razões

Por qual motivo eu deveria me importar com o estudo da teologia?
Tudo o que eu preciso não está na Bíblia?
Não preciso aprender essas coisas técnicas da teologia pra seguir Jesus

Por Que Todo Cristão Deveria estudar Teologia

Você provavelmente já deve ter ouvido estas palavras ou algo semelhante de um cristão, e te faço a seguinte pergunta: Você já falou algo desse tipo? Você já pensou em tais coisas? Se sim,tenho uma novidade pra você: Você não está sozinho.

A esmagadora maioria dos cristãos professos tem pouco ou nenhum interesse em estudar teologia. Em suas mentes não existe nenhum fator preponderante entre a teologia e a vida cristã cotidiana. Eles acreditam que a teologia é algo desnecessário e irrelevante.

Alguns acreditam que a “teologia” é algo destinado unicamente ao pastores ou padres ou oficiais da igreja. E na verdade não é! Todo cristão é chamado a “dar as razões de sua esperança” (Cf. 1Pd 3,15). E quando estamos testemunhando acerca da nossa fé, já estamos fazendo teologia, que é a ciência da fé. Não existe conflito ou incompatibilidade entre fé e razão. Agostinho costumava dizer que se Deus nos fez pensantes, pensar é um jeito de louvar o Criador.

O preconceito de alguns crentes acerca da Teologia

Como dito anteriormente, o problema ainda é visto no meio evangélico com bastante preconceito. Estudar Teologia para alguns cristãos é risco. Alguns deles afirmam que o obreiro ou o estudante da teologia pode se tornar um cristão frio, formalista e até mesmo se desviar da fé. Mas afirmo categoricamente que negar a educação teológica é uma estupidez sem igual.

E na Verdade há muitos cristãos que estão muito mais propícios ao fanatismo simplesmente pelo fato de não estudarem, e não procuram adquirir conhecimento. Por essa razão eu quero listar aqui as 5 Razões Por Que Todo Cristão Deveria estudar a Teologia 

Por Que Todo Cristão Deveria estudar Teologia – 5 Razões

1 – Estudar Teologia é buscar conhecer as coisas de Deus

Em João 8:32 está escrito: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. O Texto por si só já nos dá diretrizes em busca de conhecer aquilo que o autor chama de “Verdade que Liberta” E é no estudo sistemático através da teologia que você poderá se aprofundar nas questões bíblicas sendo norteado pelos verdadeiros princípios cristãos. Quanto mais você estuda a Bíblia, mais o autor se revela a você, e por esta razão a teologia é uma ferramenta que irá lhe auxiliar nessas novas descobertas e no aprofundamento bíblico.

Veja o Conselho do Apóstolo Paulo ao Jovem Obreiro Timóteo:

“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem tens “Aprendido”. E que desde a tua meninice sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” II Tim 3.14 e 15-16.

Timóteo era filho de Paulo na fé, porém, filho de pai grego, sua mãe Eunice, e sua avó Loíde, ambas criaram Timóteo ensinando-o as verdades de Deus. Então, fica claro porque Paulo lembra-lhe de tudo o que o Jovem Obreiro precisava por em prática, ou seja, o conhecimento que adquiriu na sua infância e adolescência…

2 Todo Cristão faz Teologia, querendo ou não

Essa é uma razão bastante obvia, pelo simples fato de que cada um de nós, em meio a igreja ou quando falamos acerca as coisas de Deus, estamos FAZENDO teologia, estamos teologando.
Teologia não é algo que somente professores ou teólogos renomados e famosos podem fazer, algo que já disse anteriormente.

Teologia é também a maneira que encontrarmos para responder a questões que ou nos atormentam ou algumas vezes deixamos sem respostas. Qualquer resposta que damos, explicando alguma demanda social, ou mesmo pessoal, estamos fazendo teologia. Toda a elaboração do pensamento cristão é teológica, portanto, não há como fugir disso.

E Por isso então, deveríamos cada vez mais nos aprofundar no estudo Bíblico e Teológico. Entender que a teologia bíblica é a tentativa nossa de entender a voz de Deus através de sua palavra escrita.

3 – Estar apto para fazer a defesa de sua crença

Conforme informado nos parágrafos acima, O chamado cristão é um chamado a “dar as razões de sua esperança”. Estudar teologia é buscar a capacitação para em qualquer tempo explicar as razões de ser chamado cristão. A Teologia irá te apresentar a apologética, que é a ciência que estuda a defesa de sua fé. Todo cristão deve estar apto a falar de Deus, e a teologia vai te auxiliar muito neste processo.

4 – Teologia não é letra que mata

Essa é a quarta razão: é preciso entender que teologia não é letra que mata, pois a teologia só será realmente compreendida através da instrumentalidade da ação do Espírito Santo de Deus.
Mesmo que não saibamos as respostas, podemos depender de Deus para orientar e direcionar nossa fé, nossa crença e então nossa prática, sem a qual a fé é vazia em si mesma.

5 – Exercer um Ministério Excelente

A quinta e última razão que enumero aqui (poderia citar inúmeras outras razões, mas creio que estas bastam!) através do melhor conhecimento da Bíblia e da Teologia exercer o ministério de forma mais excelente. Exercer de forma mais profunda e que com certeza glorificará ainda mais a Deus.
O mero conhecimento intelectual tende a nos transformar em pessoas difíceis. O verdadeiro conhecimento, que é experimental nos coloca no lugar certo: no crescimento de nossa fé e espiritualidade.
Aí está um desafio: se você ainda não fez um bom curso teológico que tal iniciar os seus estudos e estudar teologia agora ?
Deus nos abençoe

 

Posted in teologia-fateos.