22 missionários condenados à morte por afegãos islâmicos – Verdade?

Verdade seja dita, que o esse Estado Islâmico vem realizado diversas atrocidades, dentre elas a execução de forma cruel daqueles que não professam a sua religião, não podemos negar. Mas desta vez,  surgiu uma nova história que está chamando atenção na internet e provocado orações dos cristãos

22 missionário serão mortos amanhã, diz boato
22 missionários serão mortos amanhã, diz boato

Está circulando nas redes sociais, a suposta informação de que 22 missionários cristãos foram condenados à morte no Afeganistão. E de acordo com esta mensagem, eles serão mortos “amanhã”. Veja abaixo uma das versões da mensagem:

Por favor vamos orar pelos 22 missionários que foram condenados a morte uma delas é a irmã Gislaine missionária da cidade e Januária-MG, que serão mortos amanhã por afegão islâmicos. Tentem não demorar e passar essa mensagem bem rápido para que muitas pessoas estejam orando também.

A história causou um grande movimento no Facebook e Whatsapp. Porém, muitos não prestaram atenção a um pequeno detalhe: a história não é verídica. Felizmente, não temos 22 missionários ameaçados no Afeganistão.

22 missionários condenados à morte por afegãos islâmicos Vamos aos fatos.

Para início, a mensagem repassada nas redes sociais se utiliza de dois artifícios já bastante conhecidos em histórias falsas que circulam na web. O primeiro é a data, a história é sempre contada como “amanhã” (ou seja, amanhã sempre será amanhã, nunca teremos uma data certa). Outro fator que nos mostra o teor sensacionalista é que pedem para que a mensagem seja repassada, como se isso fosse ajudar em algo.

Fazendo uma breve pesquisa na internet sobre mais detalhes a respeito do assunto, podemos nos deparar com a mesma corrente circulando há vários anos, nos EUA. Um dos primeiros links encontrados é do site Snopes (que desvenda notícias falsas na internet). O site explica que não existem 22 missionários sequestrados e muito menos condenados pelos islâmicos.

De acordo com a publicação, a história teve inicio logo após o sequestro de 23 missionários da Coréia do Sul pelo exército Talibã no ano de 2007. Dentre estes missionários sul-coreanos, dois foram executados e outros 21 foram libertados após pagamento de fiança pelo governo da Coreia do Sul. Fora este caso, nunca mais ocorreu nada semelhante à descrição do texto.

Sendo assim, podemos afirmar que realmente houve um sequestro de missionários cristãos, mas que nada está acontecendo neste momento. Ou seja, a história que circula na internet é falsa.

Termos pesquisados para este artigo:

22 missionários sentenciados a morte; 

22 missionários condenados a morte;

22 missionarios executados 2017

morte de missionarios no afeganistão

22 missionarios condenados a morte no afeganistão 2016

22 missionários 2017

22 missionarios serao mortos por afegaos

missionarios mortos por causa do evangelho

Facebook Comments

Altemar Oliveira é Bacharel em Teologia e Mestre em Ciências da Religião.
Diretor e professor na Faculdade de Teologia Solascriptura e Faculdade Teológica Batista Plena Comunhão.
É Pastor da Igreja Batista Plena Comunhão em São Paulo
Outras obras do autor:
 Israel, Solo Sagrado por Excelência, Material, 2006.
 Israel, A Coroa de Todos os Povos, Material, 2006.
 Missão Integral, a Igreja como agente do Reino de Deus, 2013
 Compêndio de Teologia e Religião, 2013