Estudar Teologia

Porque é importante o Cristão Estudar Teologia?

Ao contrario do que muitos cristãos (inclusive pastores) pensam, estudar teologia não é algo restrito apenas aos acadêmicos ou intelectuais, conheço inúmeros lideres que quando falamos em Teologia, já nos atacam como se a teologia fosse algo condenado e que o cristão não deve estudar. Como afirmei no inicio do texto, a teologia é tarefa de todo cristão zeloso e que deseja aprofundar cada vez mais nas verdades cristãs.

A Teologia não é uma maneira de se destacar e aparecer entre os entendidos acerca da religião, e tampouco é um estudo que visa conhecer a totalidade da revelação de Deus para o Homem, pois afirmo com toda certeza que tal fato não acontecerá, pelo menos enquanto estivermos neste corpo carnal e limitado, pois justamente devido a nossa limitação, se torna impossível conhecer e compreender a revelação divina em sua forma total e completa, Deus é eterno e infinito, ao passo que nós somos limitados e pecadores conforme nos informa 1 Cor.13.9-12.

Porque é importante o Cristão Estudar Teologia?

A teologia, quando aplicada de maneira correta e sadia, nos leva ao encontro da graça de nosso Deus. A teologia cristã não é somente uma forma de exercitar o intelecto humano, numa busca de conhecer a vontade de Deus para homem caído, a teologia é na verdade um presente de Deus com o único intuito que é se fazer conhecido por meio da sua Palavra ( a Bíblia Sagrada).

É algo difícil de aceitar que ainda hoje existem pessoas que defendem que o estudo da Teologia não tem nenhuma importância para o cristão. Esta é uma visão antibíblica que não leva em conta que vivemos em um mundo de crescentes mudanças e crescimento na vida do homem. E que por este e outros motivos, é necessário que tenhamos uma visão clara e sólida acerca das doutrinas cristãs que nos foram confiadas desde à era apostólica.

É justamente baseado neste pensamento que visamos conscientizar não só o obreiro, mas toda a igreja de cristo, que é fator imprescindível a aquisição de conhecimento através do estudo bíblico teológico.
O estudante de Teologia além de obter um sólido conhecimento das “Doutrinas Cristãs”, obtém ainda uma visão ampla no campo teológico, ou seja, adquire paralelamente o conhecimento Geográfico, Cultural, Sociológico e Filosófico.

O Preconceito de Alguns Cristãos Acerca da Teologia

Ainda existe um grande preconceito no meio evangélico com respeito ao estudo da Teologia, sobretudo em algumas igrejas pentecostais. Alguns chegam a afirmar que ao Estudar Teologia, o cristão corre um sério risco de esfriar na fé e até mesmo desviar-se do caminho da verdade.

Infelizmente existem diversos cristãos que estão bastante inclinados ao fanatismo porque não estudam a palavra de Deus, muito mais do que aquele que procura adquirir conhecimento teológico.

O que o Cristão sincero precisa entender é que somente conhecimento sem a busca espiritual poderá levar o estudante ao formalismo e legalismo, por outro lado, o espiritual sem a busca pelo conhecimento também poderá levá-lo ao fanatismo religioso.

Ou seja, devemos ser ponderados e equilibrados em tudo o que fazemos para que não haja excessos (como diz minha mãe “tudo demais sobra, e a sobra acaba estragando”), então é necessário que nós aprendamos estudando e adquirindo o conhecimento, pois o próprio Jesus nos disse: “E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos Libertará”Jo 8.32.

Como Pastor e pregador do Evangelho, não posso admitir que no pleno século XXI, ainda existam cristãos, pastores e lideres que têm essa visão totalmente distorcida do reino de Deus. Estão vivendo enclausurados em seus templos conformados com a rotina de cultos mal administrados, sem uma linha teológica bem definida e pregando sermões que não são nada mais do que água com açúcar, que não acrescentam nada à vida espiritual de seus membros.

Estudar Teologia é Aprender mais sobre as Coisas de Deus

Estudar teologia é adquirir o conhecimento para um crescimento gradativo e integral e profundo na Palavra de Deus. Conhecemos a vontade de Deus quando abrimos as escrituras sagradas e a estudamos. A vontade de Deus está revelada em sua palavra, a Bíblia Sagrada.

Quero finalizar este pequeno texto afirmando que há muita gente se autointitulando pregador, mestre, apóstolo, etc.., e que na verdade estas pessoas que nunca se sentaram para aprender a palavra de Deus. Pois, ler livros e sair por ai pregando as ideias de outros, já nos mostra uma falta de maturidade cristã, estes só trazem comida requentada para os seus ouvintes, gostoso é ouvir um pregador que já está há de anos estudando e adquirindo conhecimento teológico e tem Deus como seu ajudador, este sim tem algo a ensinar à igreja.

Costumo dizer que, um pregador não é feito da noite para o dia, e sim, nos bancos de Igrejas e seminários sérios onde se ensinam a Palavra de Deus, começando sempre pela Escola Bíblica.

Assista a uma Aula de Introdução à Teologia Ministrada pelo Pr. Altemar Oliveira

Veja o que Paulo Aconselha ao jovem obreiro Timóteo:

“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem tens “Aprendido”. E que desde a tua meninice sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” II Tim 3.14 e 15-16.
Timóteo era discípulo do Apóstolo Paulo, seu pai era grego e sua mãe Eunice e sua avó Loíde eram judias e criaram Timóteo ensinando-o as verdades da palavra Deus.

O texto nos é bem claro porque Paulo lembra a Timóteo acerca de tudo o ele precisava colocar em prática, ou seja, o conhecimento que adquiriu na sua infância e adolescência, se quisesse ser um obreiro de sucesso no Ministério.

Soli Deo Glória

Os entendidos, pois, resplandecerão, como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a Justiça refulgirão como as estrelas sempre e eternamente. Dn 12.3.

Se Você deseja estudar Teologia, vou deixar o link de alguns Cursos que eu recomendo muito:

Curso de Escatologia Cristã

Combo Teológico Curso Básico + Médio em Teologia 

Curso Bacharel em Teologia

Manual de Defesa da Fé

Facebook Comments

Altemar Oliveira é Bacharel em Teologia e Mestre em Ciências da Religião. Diretor e professor na Faculdade de Teologia Solascriptura e Faculdade Teológica Batista Plena Comunhão. É Pastor da Igreja Batista Plena Comunhão em São Paulo Outras obras do autor:  Israel, Solo Sagrado por Excelência, Material, 2006.  Israel, A Coroa de Todos os Povos, Material, 2006.  Missão Integral, a Igreja como agente do Reino de Deus, 2013  Compêndio de Teologia e Religião, 2013