Estudar Teologia

Porque é importante o Cristão Estudar Teologia?

Ao contrario do que muitos cristãos (inclusive pastores) pensam, estudar teologia não é algo restrito apenas aos acadêmicos ou intelectuais, conheço inúmeros lideres que quando falamos em Teologia, já nos atacam como se a teologia fosse algo condenado e que o cristão não deve estudar. Como afirmei no inicio do texto, a teologia é tarefa de todo cristão zeloso e que deseja aprofundar cada vez mais nas verdades cristãs.

A Teologia não é uma maneira de se destacar e aparecer entre os entendidos acerca da religião, e tampouco é um estudo que visa conhecer a totalidade da revelação de Deus para o Homem, pois afirmo com toda certeza que tal fato não acontecerá, pelo menos enquanto estivermos neste corpo carnal e limitado, pois justamente devido a nossa limitação, se torna impossível conhecer e compreender a revelação divina em sua forma total e completa, Deus é eterno e infinito, ao passo que nós somos limitados e pecadores conforme nos informa 1 Cor.13.9-12.

Porque é importante o Cristão Estudar Teologia?

A teologia, quando aplicada de maneira correta e sadia, nos leva ao encontro da graça de nosso Deus. A teologia cristã não é somente uma forma de exercitar o intelecto humano, numa busca de conhecer a vontade de Deus para homem caído, a teologia é na verdade um presente de Deus com o único intuito que é se fazer conhecido por meio da sua Palavra ( a Bíblia Sagrada).

É algo difícil de aceitar que ainda hoje existem pessoas que defendem que o estudo da Teologia não tem nenhuma importância para o cristão. Esta é uma visão antibíblica que não leva em conta que vivemos em um mundo de crescentes mudanças e crescimento na vida do homem. E que por este e outros motivos, é necessário que tenhamos uma visão clara e sólida acerca das doutrinas cristãs que nos foram confiadas desde à era apostólica.

É justamente baseado neste pensamento que visamos conscientizar não só o obreiro, mas toda a igreja de cristo, que é fator imprescindível a aquisição de conhecimento através do estudo bíblico teológico.
O estudante de Teologia além de obter um sólido conhecimento das “Doutrinas Cristãs”, obtém ainda uma visão ampla no campo teológico, ou seja, adquire paralelamente o conhecimento Geográfico, Cultural, Sociológico e Filosófico.

O Preconceito de Alguns Cristãos Acerca da Teologia

Ainda existe um grande preconceito no meio evangélico com respeito ao estudo da Teologia, sobretudo em algumas igrejas pentecostais. Alguns chegam a afirmar que ao Estudar Teologia, o cristão corre um sério risco de esfriar na fé e até mesmo desviar-se do caminho da verdade.

Infelizmente existem diversos cristãos que estão bastante inclinados ao fanatismo porque não estudam a palavra de Deus, muito mais do que aquele que procura adquirir conhecimento teológico.

O que o Cristão sincero precisa entender é que somente conhecimento sem a busca espiritual poderá levar o estudante ao formalismo e legalismo, por outro lado, o espiritual sem a busca pelo conhecimento também poderá levá-lo ao fanatismo religioso.

Ou seja, devemos ser ponderados e equilibrados em tudo o que fazemos para que não haja excessos (como diz minha mãe “tudo demais sobra, e a sobra acaba estragando”), então é necessário que nós aprendamos estudando e adquirindo o conhecimento, pois o próprio Jesus nos disse: “E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos Libertará”Jo 8.32.

Como Pastor e pregador do Evangelho, não posso admitir que no pleno século XXI, ainda existam cristãos, pastores e lideres que têm essa visão totalmente distorcida do reino de Deus. Estão vivendo enclausurados em seus templos conformados com a rotina de cultos mal administrados, sem uma linha teológica bem definida e pregando sermões que não são nada mais do que água com açúcar, que não acrescentam nada à vida espiritual de seus membros.

Estudar Teologia é Aprender mais sobre as Coisas de Deus

Estudar teologia é adquirir o conhecimento para um crescimento gradativo e integral e profundo na Palavra de Deus. Conhecemos a vontade de Deus quando abrimos as escrituras sagradas e a estudamos. A vontade de Deus está revelada em sua palavra, a Bíblia Sagrada.

Quero finalizar este pequeno texto afirmando que há muita gente se autointitulando pregador, mestre, apóstolo, etc.., e que na verdade estas pessoas que nunca se sentaram para aprender a palavra de Deus. Pois, ler livros e sair por ai pregando as ideias de outros, já nos mostra uma falta de maturidade cristã, estes só trazem comida requentada para os seus ouvintes, gostoso é ouvir um pregador que já está há de anos estudando e adquirindo conhecimento teológico e tem Deus como seu ajudador, este sim tem algo a ensinar à igreja.

Costumo dizer que, um pregador não é feito da noite para o dia, e sim, nos bancos de Igrejas e seminários sérios onde se ensinam a Palavra de Deus, começando sempre pela Escola Bíblica.

Assista a uma Aula de Introdução à Teologia Ministrada pelo Pr. Altemar Oliveira

Veja o que Paulo Aconselha ao jovem obreiro Timóteo:

“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem tens “Aprendido”. E que desde a tua meninice sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” II Tim 3.14 e 15-16.
Timóteo era discípulo do Apóstolo Paulo, seu pai era grego e sua mãe Eunice e sua avó Loíde eram judias e criaram Timóteo ensinando-o as verdades da palavra Deus.

O texto nos é bem claro porque Paulo lembra a Timóteo acerca de tudo o ele precisava colocar em prática, ou seja, o conhecimento que adquiriu na sua infância e adolescência, se quisesse ser um obreiro de sucesso no Ministério.

Soli Deo Glória

Os entendidos, pois, resplandecerão, como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a Justiça refulgirão como as estrelas sempre e eternamente. Dn 12.3.

Se Você deseja estudar Teologia, vou deixar o link de alguns Cursos que eu recomendo muito:

Curso de Escatologia Cristã

Combo Teológico Curso Básico + Médio em Teologia 

Curso Bacharel em Teologia

Manual de Defesa da Fé

13 Comments to “Porque é importante o Cristão Estudar Teologia?”

  1. Um irmão da minha igreja indicou o curso de teologia da fateso, no próximo mês vou comessar estudar

    1. Que benção meu irmão, seja bem vindo à FATEOS

  2. Parabéns pelo ótimo texto, realmente nós cristão precisamos estudar a palavra de Deus para pregar o Evangelho puro e genuino

  3. Muito bom, gostei

  4. paz do senhor. Eu gostaria muito de estudar teologia, o irmão indica algum curso específico para eu começar os meus estudos?
    desde já agradeço

    1. Olá irmã Glenda, como não sabemos o seu nível de conhecimento, sugerimos iniciar com o nosso combo curso básico + médio em teologia e a medida que for adquirindo conhecimento, poderá avançar para o bacharel e posteriormente o mestrado, espero ter ajudado

  5. Na minha opnião, o crente não precisa estudar teologia, deus da o ensinameto

    1. Olá irmão Stanley, obrigado pela sua opinião, mas permita-me discordar em partes.
      Quando o irmão afirma que Deus é quem ensina, acredito que o irmão esteja se referindo à passagem de Jo:14:26, onde diz ”
      Esses ensinamentos vos tenho ministrado enquanto ainda estou presente entre vós. Mas o Advogado, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu Nome, esse vos ensinará todas as verdades e vos fará lembrar tudo o que Eu vos disse.
      Note que o texto afirma que o Espírito Santo nos ensinará e nos fará lembrar, mas para que possamos aprender as verdades profundas do Evangelho é necessário sim o estudo sistemático e nesse aspecto a Teologia tem ajudado muitos obreiros, claro que de nada adianta estudarmos a teologia se não tivermos o auxilio do Espírito Santo. Espero que o irmão tenha compreendido. Em Cristo.

  6. Interessante este blog, gostaria de saber como começar a escrever meus textos na internet, podem me ajudar?

  7. Gostei…..

  8. Sempre me interessei pelo estudo da Teologia, mas confesso que existem muitos pontos dificeis

  9. Buenas. Me ha interesado analizar su post. Me ha semejado una enseñanza muy atrayente,
    sin embargo, en algunos asuntos difiero un poco
    de tu opinión. He resuelto que tiene más revelaciones,
    consagro agarrar un lapso para estudiarlas. Ten por inequivoco que acecharé todas tus manifestaciones.
    Te alabo por tu página web. Un caritativo saludo.

    1. Olá Teresa, que bom que tenha gostado do nosso conteúdo, quando falamos em teologia é normal discordarmos em um ou outro ponto, mas sua opinião é muito bem vinda aqui.
      Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *