Introdução ao Evangelismo Pessoal

Paz e Graça, vamos falar um pouco neste breve artigo sobre um tema que é muito importante para a Igreja nos dias atuais: Evangelismo,

EVANGELIZAR É A MISSÃO SUPREMA QUE CRISTO CONFIOU À IGREJA

Vejamos aqui algumas definições da palavra Evangelização

A – Evangelização é a ação de evangelizar, que consiste em levar os perdidos a Jesus, para serem salvos por ELE.

  • É falar da Salvação que há em Cristo.
  • É publicar a Salvação.
  • É proclamar o louvor do Senhor.
  • É empenhar-se apaixonadamente na propagação do Evangelho.

Veja Lc 4.18; At 8.25, 40; Ef 2.17; I Pe 1.25.

DEFINIÇÃO DE EVANGELISMO PESSOAL

Evangelismo Pessoal é apresentar obra de Cristo aos perdidos individualmente; é levá-los a Cristo, o Salvador. ( Jo 1.41, 42; At 08.35,At 15.35. ) 
A Importância vê-se no fato de que a evangelização dos pecadores foi o último assunto de Jesus aos seus discípulos antes de ascender ao céu. Nessa ocasião Ele ordenou à igreja a evangelização do mundo. (Mc 16.15).

Venha Fazer Parte do Melhor Curso de Bacharel em Teologia Online do Brasil Material Totalmente em Vídeo…

O ALVO DO EVANGELISMO PESSOAL

Evangelismo PessoalO alvo é tríplice: salvar os perdidos, restaurar os desviados e edificar os crentes. Você já experimentou o gozo que há em ganhar uma alma para Jesus? É uma benção e uma experiência inesquecível … Há um gozo inexplicável em vermos alguém no caminho para o céu, ou já na glória, por nosso intermédio… Ganhar almas foi a suprema tarefa do Senhor Jesus aqui na terra. (Lc 19.10; I Tm 1.15 ). Paulo, o grande homem de Deus no Novo Testamento tinha o mesmo alvo e visão ( I Co 9.20 ).

Uma grande parte dos crentes pensa que a obra de ganhar almas para Jesus está destinada exclusivamente aos pregadores, pastores e obreiros em geral. Costuma-se em comodamente ficarem sentados, ouvindo sermões culto após culto, enquanto os campos estão brancos para ceifa, como disse o Senhor da seara em João 4.35. O “Ide” de Jesus para IRMOS aos perdidos ( Mc 16.15 ), não é dirigido a um grupo especial de salvos, mas a todos indistintamente, como bem revela o texto citado.

Portanto a evangelização dos pecadores pertence a todos os salvos indistintamente. Cada crente pode e deve ser um ganhador de almas. Nada pode o impedir de ganhar almas para Jesus, se propuseres isto agora em teu coração. O Evangelismo Pessoal, como já vimos acima, vai além do pecador perdido; ele alcança também o desviado e o crente necessitado de conforto, direção, ânimo, auxílio e vitória. Ele reaviva a fé e a esperança nas promessas das Santas Escrituras.

VANTAGENS DO EVANGELISMO PESSOAL

Aqui estão algumas:

  1. Adapte-se às condições espirituais de qualquer pessoa. O que o sermão não consegue fazer no auditório, na evangelização coletiva, o evangelismo pessoal faz. Na evangelização em massa, a pregação não satisfaz a todos porque cada pecador tem problemas espirituais diferentes. No Evangelismo Pessoal, a mensagem é direta, incisiva. Muitas vezes, a pregação apenas inicia a evangelização que será completada com o contato pessoal do ganhador de almas.
  2. Promove o crescimento da igreja. A Igreja nos dias primitivos cresceu tão depressa porque os crentes cheios do Espírito Santo evangelizavam sem parar ( At 5.42; 8.4). O resultado foi o maravilhoso crescimento, conforme registra o livro de Atos dos Apóstolos.  Hoje também, a igreja que tiver um número regular de ganhadores de almas, seu crescimento será notório. A semeadura da palavra de Deus promove o crescimento e edificação da igreja, cf. At 2.41,47; 4.4; 5.14; 9.31. A maior e melhor maneira de ajudar o pastor no crescimento do rebanho de Deus, é ganhar almas individualmente. Você tem feito assim? Está fazendo assim? Se hoje, na igreja, cada um ganhasse outro qual seria o resultado?
  3. Vence a todos os preconceitos. Há casos e ocasiões que somente o evangelismo pessoal alcança o pecador. Há pessoas que jamais assistiram reuniões evangelísticas em templos ou seja onde for, devido preconceitos, falsas concepções, ignorância, ordens recebidas, imposições religiosas, falsas informações, falsas idéias, etc. E aí o Evangelismo Pessoal presta seu serviço de modo ímpar. Há inúmeras grandes por toda parte que começarem através do Evangelismo Pessoal. A origem foi uma alma ganha, cultos em sua casa e em seguida uma congregação formada. O pioneirismo missionário na América Latina e o estabelecimento da obra das Sociedades Bíblicas também foi assim – através do evangelismo pessoal.

No Evangelismo Pessoal, a doutrina principal é a salvação da alma. É preciso que o crente conheça bem os textos para apresentá-los à medida que a necessidade for exigindo. Não é um texto qualquer que vamos citar, mas aquele apropriado para o momento, pois a Bíblia tem uma mensagem adequada para cada caso, cada coração, cada circunstância. Não é abrir a Bíblia em qualquer lugar e dizer “vou ler esta passagem que o Senhor me deu” quando, geralmente o Senhor não deu coisa nenhuma…

O que é preciso é conhecer a Bíblia e depender do Espírito Santo. Assim sendo, Deus abre a porta, guia e dá mensagem adequada e ungida pelo seu Espírito. É oportuno lembrar aqui que o Espírito Santo e a Palavra de Deus jamais se contradizem. Quem se julga espiritual deve conhecer e amar a Bíblia, e quem seguir a Bíblia deve andar segundo o Espírito.

A razão porque muitos crentes chamado espirituais são cheios de meninices, escandalosos e extremistas é porque não estudam a Palavra, conduz ao fanatismo; conhecer a Palavra e não ter o Espírito, conduz ao fanatismo. Se você deseja que o Espírito Santo lhe use, inclusive na obra de ganhar almas, procure Ter o instrumento que Ela emprega – a Palavra de Deus ( Ef 6.17 ).

O maior incentivo à santidade não são preceitos, mas sim exemplos, especialmente o exemplo daquele com o qual nos associamos intimamente.

Por ora vou ficar por aqui. Este material foi extraído do Curso Bacharel em Teologia da FATEOS na matéria de Evangelismo, se você deseja aprender mais sobre a Palavra de Deus, clique no Link abaixo e se Inscreva agora no Curso Bacharel em Teologia, te espero lá.

Venha Fazer Parte do Melhor Curso de Bacharel em Teologia Online do Brasil Material Totalmente em Vídeo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *