Qual a forma de governo perfeita?

Finalmente chegou o tempo! ” anunciava Ele. “O Reino de Deus está próximo! Mc 1:15a (Biblia Viva)

O nosso país passa por periodo conturbado (politicamente falando), e mediante tudo isso vejo pessoas conjecturando, debatendo sobre qual seria a melhor forma de governo.
Que tipo de governo poderia dar certo?
Alguns defendem o comunismo, outros o sistema capitalista, outros a intervenção militar, porém nunca conseguem chegar a um denominador comum. Vamos entender:

Qual a forma de governo perfeita?

O Capitalismo: Tendo sua origem em meados do Séc. XVII, o capitalismo ganha força na Europa e posteriormente em todo o mundo.
O desenvolvimento das sociedades capitalistas foi marcado por uma universalização das relações sociais baseadas no dinheiro, onde uma classe de trabalhadores assalariados consistentemente abrangente e uma classe que domina o controle da riqueza e do poder político desenvolveu-se na Europa Ocidental em um processo que levou à Revolução Industrial. O grande cerne do Capitalismo é a Meritocracia, a lei da sobrevivência (que por vezes é injusta).

O Comunismo Socialista: Segundo a Wikipédia, o Comunismo é uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum dos meios de produção.


Um dos seus principais mentores filosóficos, Karl Marx, postulou que o comunismo seria a fase final do desenvolvimento da sociedade humana e que isso seria alcançado através de uma revolução proletária, isto é, uma revolução encabeçada pelos trabalhadores das cidades e do campo.
Agora é preciso dizer que em todos os países em que tentaram implantar o regime comunista, houve problemas, não funcionou.

Então qual seria a saida?

βασιλεία τοῦ θεοῦ basileia tou theou (O Reino de Deus)

“Finalmente chegou o tempo! ” anunciava Ele. “O Reino de Deus está próximo! Afastem-se dos seus pecados e ajustem sua vida e esta gloriosa mensagem! ” Mc 1:15 (Biblia Viva)

“No final, os governantes são parte da sociedade, seres humanos como qualquer um.” Disse o auditor-chefe da Nicarágua ao tentar explicar por que é impossível acabar com a corrupção no governo.

Com bases na fala do auditor, penso que, se a sociedade humana é corrupta, não concorda que qualquer governo humano também será corrupto? Independente de ser comunismo, anarquismo, capitalismo ou o que quer que seja?

O que quero dizer é que um governo livre de corrupção não pode ter origem humana. A Bíblia fala de um governo justo e eterno, tão primordial ao ser humano que é uma das coisas que o próprio Jesus ensinou seus discipulos a buscar em primeiro lugar” O Reino de Deus

Essa será a forma de governo perfeita, onde haverá justiça, todos viverão de forma igualitária sem preocupações com o que comer, beber ou vestir, etc…

E esse Reino não é conquistado pelo voto, e também não é algo para o futuro, Jesus disse:
“O Reino de Deus está no meio de vós”.
Ele nos convida a fazer parte deste Reino agora.
A mudança começa comigo e com você, juntos podemos fazer parte deste reino e manifestar ao mundo os desígnios de Deus.



O Reino de Deus começa aqui e agora, ele começa dentro de você. Pense nisso.
Talvez não podemos transformar o mundo, mas podemos mudar o mundo à nossa volta.

Nós somos os agentes desse Reino inaugurado por Jesus. E essa é a boa noticia do Evangelho. O Reino de Deus já foi inaugurado e você é convidado a fazer parte.
Venha, é de graça, venha, é para todos….

Altemar Oliveira.
Aprendedo a Ser Discipulo e a caminhar com o Mestre

Posted in teologia-fateos.